Sábado, 15 de Dezembro de 2007

(14) Ciclo Estagnado

Ciclo Estagnado

Singela e latina,
É a luz coimbrã.
Ao dobrar de cada esquina,
Entre hoje e amanhã.
Que os que ouviram fascina,
Talvez por ser tão sã.
Luz, Que seduz, cada ninfa que flutua
Em águas mil do Mondego
Cada, maravilhada, passa
E canta até à foz o que sentiu.
Em cada terra escassa,
Em cada beco, largo ou rua
A luz que em ti viu.
Ah, mas porquê, em outras terras
Que também o destino em foz marcou,
(E nenhuma ninfa assim se pronunciou)
A tua, Mondego, Estagnou?
Luz...Que reduz.
Sei que ainda brilhas
Mas já passas da meia-idade.
(Talvez o Mondego já não corra...
E assim, Coimbra morra...)
Certo, o é, que quem ninfas ouviu
Já não se interesse pela tua qualidade
Coimbra, bazófias da sociedade
Fica nua...Se despiu...
Já nem tu, luz da Via Latina
Salva Coimbra desta sina.
Luz...Que reduz, pela cabra matutina
Outra aí vem, te ilumina...

Ass: Pedro Rebelo
publicado por poesiaemrede às 01:30
link | comentar | favorito
1 comentário:
De Pedro Leitão a 17 de Dezembro de 2007 às 01:19
graaande!

Coimbra e Academia para sempre!!

Comentar post

.Poemas a Concurso

. Poemas da Minha Terra - P...

. (87) Portugalidade

. (86) Na Minha Terra

. (85) Cidade do Porto

. (84) A Minha Casa

. (83) Minha Terra

. (82) A Minha Terra

. (81) A Minha Terra

. (80) Do Alto da Serra Alg...

. (79) Onde Penduro o Chapé...

. (78) Minha Terra, Aldeia ...

. (77) Coimbra

. (76) Daqui Eu Vejo

. (75) Numa Aldeia Adormeci...

. (74) Não me alcunhei de C...

. (73) Saudades de ti

. (72) Um dia na minha Terr...

. (71) "Há coxas nuas a cor...

. (70) Um Suspiro!

. (69) "O Mundo dos cheiros...

. (68) Arruda

. (67) Ilha Encantada

. (66) "A Minha Terra"

. (65) Terra de Portugal

. (64) Minha Terra Eurotupy...

. (63) A Madeira é um Jardi...

. (62) Terra Minha Jamais E...

. (61) Reminiscências e Coi...

. (60) Malanje, Minha Terra

. (59) São Fragâncias Única...

. (58) "A Minha Terra"

. (57) A Minha Terra

. (56) A Praça

. (55) Besteiras - Uma Pequ...

. (54) Moçambique

. (53) Oh terra minha de en...

. (52) Horizonte Brasileiro

. (51) Minha terra...

. (50) A Minha Terra

. (49) Praia das Pérolas Pe...

. (48) A Minha Terra

. (47) Ericeira - Meu berço...

. (46) No Vale dos meus Bar...

. (45) Uma Aldeia de Viseu

. (44) Segredos Revelados

. (43) Saudades da Arrábida

. (42) A Representação do M...

. (41) Espécie de fuga do m...

. (40) Homossexualidade Urb...

. (39) Figueira que dá Rosa...

.Mais Poemas a Concurso

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

.Projecto

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub